Search This Blog

Tuesday, October 30, 2012

História de Imaginações de Vitória



Monólogo que eu escrevi, também atuei por algum tempo. Está também registrado na SBAT.

Luzes vão se apagando até ficar uma penumbra, então Vitória vai entrando.

Vitória entra dando giros pelo palco e imaginando ser Eva a procura de Adão e inicia falando: - Mesmo eu estando cheia de vigor, tem algo que está cansado dentro de mim, em minhas entranhas, sinto o poder da força, da força de minha existência, da força que vem do céu! Muitos transgrediram a lei, profanaram as coisas santas e o que é pior, não discernem o imundo do limpo. Sujos, sujos, sujos! Eu preciso encontrar um o Adão, para eu poder ser a Eva. Isso é coisa limpa!
Vitória inicia uma dança, imitando uma serpente e ao mesmo tempo fala palavras soltas.
- Eu cheguei para atentar, pegue essa fruta e coma, coma da fruta, coma, coma, coma, coma e coma, ela é gostosa e doce, doce como o mel!
 Ela continua dançando, cantando e falando ao mesmo tempo:
- Eu cheguei para tentar você, mas cuidado, nem tudo que é doce é mel!
Vitória solta um grito dizendo:
- Não, não, Haaaaaaaa! Essa é a fruta proibida pelo nosso pai celeste! Eles estão chegando! Todos vestidos de branco. Uns pensam ser médicos, outros pensam ser alma, mas como pensam ser alma? Alma não é fumaça? Não tem massa cefálica, credo, que nojo!
Vitória se entrega a loucura, a qual às vezes não se pode distinguir entre a loucura e seu cérebro sadio. Falando continuamente:
- Deixe isso pra lá, é tudo uma bobagem! Imaginações! Eu só quero ser feliz e ter paz, mas isso nunca vai impedir de vir o meu Adão, porque eu quero ser a Eva! Eva Vitória dos Santos e Albuquerque, Albuquerque não! Esse é o sobrenome de Luis José, já se passaram dez anos e eu me separei dele ha tempos!
Vitória vai se acabando novamente em seu mundo imaginário.
- Os homens de branco estão voltando, eu escutei uma voz bem parecida com a da minha avó e me falando assim: - “Eles são médicos do manicômio querida e precisam te levar para tratamento.”
- Eu não sou louca minha avó, eu sou normal, olhe para mim e veja a senhora mesmo, como sou normal!
Às vezes fica muito difícil mesmo discernir a loucura e a lucidez de Vitória! Ela termina essa cena falando e olhando para a plateia:
- Fiquem todos tranquilos! Eu não faço nenhum mal: não mordo, não como e não arranho! Eu não entendo por que dizem que eu sou louca! Por que?

                                                               Copyrigth © 2000 Dinizia Galvão                                                             

                                                              
                                                             
  

No comments:

Post a Comment